RFID na indústria da construção

  • Home
  • RFID na indústria da construção

É relevante o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada à cadeia produtiva da construção, em particular na gestão de equipamentos de segurança, cujas práticas convencionais de controle têm mostrado eficiência limitada.

Sendo assim, este trabalho apresenta o estudo do desenvolvimento de um sistema de monitoramento e controle remoto de equipamentos de segurança utilizando a tecnologia Radio Frequency Identification (RFID) administrado pelo software, também desenvolvido nesta pesquisa, intitulado Controle de Obras por RFID.

A rotina de ensaios combinou testes de laboratório para hospedagem e validação do sistema e experimentos em um canteiro de obras para a verificação do sistema em um ambiente real de construção. O modelo mostrou-se eficiente na identificação e localização dos equipamentos por meio da indicação de sua posição em imagens em planta. O modelo forneceu também relatórios gráficos e textuais que exibem as características de cada equipamento e apresentam os seguintes dados: nome, obra, local, marca, material, estado de conservação, previsão de revisão e responsável.

A introdução da TIC no desenvolvimento de ferramentas, como o sistema proposto por este estudo, contribui para o avanço da gestão de equipamentos de segurança no canteiro de obras, podendo ser extrapolado para a gestão de outros componentes.